top of page

VOLKS CAMINHÕES ECONOMIZA ENERGIA EQUIVALENTE A UM MÊS DE PRODUÇÃO



Os novos processos de cunho ambiental implantados pela Volkswagen Ônibus e Caminhões já reduziram o consumo de energia em sua fábrica de Resende (RJ) em mais de 8%, otimizando em 37% a destinação dos resíduos sólidos e tratando 158,5 milhões de efluentes.


Para alcançar estes índices, a empresa fez, por exemplo, a substituição de aproximadamente 9 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas LED. A redução do consumo geral em mais de 8% ao ano equivale ao quanto a fábrica utiliza de energia em um mês.


Está em curso agora a implementação de programadores para desligamento automático da iluminação em horários em que ela não é necessária, a eliminação de vazamentos de ar comprimido e otimização e automatização dos equipamentos industriais de climatização.


“Em cada nova instalação realizada ou novos equipamentos que adquirimos, é priorizada a eficiência energética e de todos os outros recursos”, diz Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da VWCO. “Assim, buscamos continuamente tecnologias e soluções que permitam uma operação mais sustentável e econômica”.


A unidade fabril também já trata 100% dos resíduos líquidos de seus processos produtivos, priorizando o reaproveitamento sempre que possível. Somente em 2022 foram tratados 158,5 milhões de litros de efluentes nas estações, o que representa uma média de até 18 mil litros de efluentes tratados por hora.


Atualmente, existem duas estações de tratamento de efluentes em operação na unidade: uma na fábrica e outra no centro logístico. Os processos de tratamento das duas estações são bem semelhantes, utilizando um processo de tratamento biológico que garante ao máximo o reaproveitamento da água.


Já a redução de 37% da quantidade de resíduos sólidos enviada para aterro sanitário diminuiu de 12,86 kg em 2018 para 8,08 kg em 2022 por veículo produzido, no total. Uma das principais metas perseguidas pela unidade é a busca por minimizar a destinação de resíduos em aterros.


Instalada às margens de um parque nacional que é o mais antigo do Brasil, a montadora também preservou quase 50% de seu terreno, cuja área verde soma cerca de 400 mil m².


Fonte: Revista Usinagem Brasil

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page