ELETRA INAUGURA FÁBRICA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS NO ABC
A Eletra – Tecnologia de Tração Elétrica inaugurou oficialmente sua fábrica de ônibus elétricos em São Bernardo do Campo (SP) na última sexta-feira, 2 de junho. Nas novas instalações, de 27 mil m², na Via Anchieta, a empresa terá capacidade para produzir 150 ônibus elétricos/mês, ou até 1.800/ano.
A ampliação das instalações faz parte do plano de investimentos de R$ 150 milhões, cujo objetivo é posicionar a empresa como líder latino-americana na produção de ônibus elétricos, gerando 500 empregos diretos nos próximos dois anos.
“Nossa meta é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte público, com tecnologia inteiramente nacional”, disse Milena Braga, presidente da Eletra. “Há 20 anos, produzimos os mais inovadores ônibus elétricos em circulação no país. Temos experiência e competência comprovadas. É hora de crescer”.
O evento teve a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e sete ministros. Também participaram prefeitos do ABC, vereadores e deputados federais e estaduais.
Em discurso, o presidente disse: “É muito importante nossa parceria com a China, mas prefiro que sejam comprados os ônibus nacionais”, acrescentando que defende a participação ativa do Estado brasileiro nas políticas públicas de apoio à descarbonização do transporte público.
Lula afirmou ainda que “cabe ao Estado brasileiro garantir a sobrevivência da indústria brasileira“ e elogiou a persistência da fundadora da Eletra, Maria Beatriz Setti Braga, afirmando que há mais de 20 anos ela defende a produção de ônibus elétricos brasileiros.
Empresa centenária – Em seu discurso, Maria Beatriz Setti Braga lembrou que a Eletra faz parte de um grupo empresarial com mais de um século de experiência em transporte público no Grande ABC. “Nosso grupo começou, há mais de um século, oferecendo transporte público de baixa emissão – tílburis puxados por cavalos – e hoje produz ônibus elétricos de emissão zero”.
Já Milena Romano, a presidente da Eletra, lembrou que recentemente o presidente Lula e o vicê Alckmin, assinaram um artigo publicado pela imprensa defendendo a “neoindustrialização” do Brasil. “Acredito que os senhores têm aqui na Eletra um bom exemplo dessa nova indústria que está nascendo em nosso País”, disse. “Uma indústria 100% brasileira, com tecnologia nacional desenvolvida por engenheiros e técnicos brasileiros”.
Neste ano, a Eletra lançou a mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil. São seis novos modelos, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas das cidades brasileiras.
100% Nacional – Os veículos têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação da Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico, inversor e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassis Mercedes-Benz e Scania, fabricados no Brasil.
Para a diretora executiva Iêda de Oliveira, a Eletra está em condição de atender imediatamente à demanda por ônibus elétricos dos vários municípios que aprovaram leis e programas de troca das frotas a diesel por veículos de baixa emissão.
“Somos pioneiros em tecnologia de tração elétrica e transporte público sustentável, e conhecemos muito bem as condições reais de operação no Brasil”, afirmou. Ônibus elétricos Eletra já circulam hoje em capitais como São Paulo, Salvador, Vitória, e Curitiba, além de cidades do Grande ABC e da Grande Vitória.
Fonte: Revista Usinagem Brasil
Comments