top of page

Moura e Eletra produzirão 1º ônibus elétrico 100% brasileiro

  • Por Revista Usinagem Brasil
  • 7 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Uma parceria oficializada no último dia 21 de fevereiro entre a Eletra, o Grupo Moura e a norte-americana Xalt Energy deverá viabilizar a produção do primeiro ônibus elétrico 100% fabricado no Brasil.


O acordo envolve, respectivamente, a empresa referência em transporte público sustentável no país, a líder em vendas de baterias na América do Sul e uma companhia altamente especializada em soluções de armazenamento de energia para veículos pesados de grande porte.


O projeto prevê a apresentação do novo modelo ao mercado até meados deste ano. Juntamente com este ônibus 100% elétrico, será também desenvolvido pelas três companhias um inédito modelo elétrico-híbrido.


Será uma junção de competências. Um dos grandes diferenciais da tecnologia desenvolvida pela Eletra é a padronização do sistema de tração elétrica dos modelos híbrido e elétrico puro, e a flexibilidade para somar, isolar ou substituir fontes de energia distintas no mesmo ônibus.


Já a Moura mantém intercâmbio tecnológico com a Xalt há cerca de um ano, com o foco na adaptação dos produtos fabricados pela empresa dos Estados Unidos para o mercado sul-americano. A empresa também pretende inciiar a produção local, assim que a demanda interna justificar os investimentos.


“Seremos responsáveis por avaliar o desempenho das baterias de acordo com nossas condições climáticas e a demanda por energia segundo o perfil de mobilidade das grandes cidades brasileiras”, diz o diretor geral da Divisão de Lítio e diretor de Logística e Suprimentos da Moura, Fernando Castelão.


Segundo ele, a empresa também disponibilizará sua rede de distribuição, o know-how em logística reversa, assistência técnica, serviços de pós-venda e conexões com os fornecedores da cadeia produtiva.


No veículo elétrico puro, a energia para o sistema é proveniente de um conjunto de baterias de lítio, interligadas em série e em paralelo. Já no modelo elétrico-híbrido, a energia vem destas baterias e do grupo motor-gerador, que, somados ou individualmente, alimentam o sistema de tração. Mas nos dois modelos apenas o motor elétrico traciona o veículo.


O modelo elétrico puro apresenta autonomia de aproximadamente 200 km. O elétrico-híbrido pode operar no modo elétrico puro (com grupo motor-gerador desligado) por até 30 km.


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

RONEMAK

®

Tel.: +55 (15) 3363-9393 / Fax: +55 (15) 3363-9397

Tel. alternativo: +55 (15) 3263-5316

WhatsApp: (15) 3363-9393

oie_transparent - 2021-01-26T093742.418.
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Rua das Indústrias, 65, Boituva, SP 18556-322

vendas@ronemak.ind.br

© 2022 Ronemak Máquinas Operatrizes. Todos os direitos reservados.

WEB_logo_NEI_TopFive_2020_2021.png
bottom of page