top of page

Empresa nacional lança drone de grande porte e baixo custo


Empresa nacional especializada no segmento de drones, a Stella Tecnologia já colocou à disposição do mercado o Atobá, que pode ter várias aplicações no segmento civil e militar. O voo inaugural do equipamento foi feito no final de julho e atendeu todos os requisitos técnicos e de segurança.


Desenvolvido com tecnologia nacional, o drone possui 11 m de envergadura e capacidade para transportar 70 kg de carga. Com alcance de um raio de 250 km, possui autonomia para 28 horas de voo. O Atobá é propelido por um motor a gasolina de 4 tempos, com potência de 60 hp.


Para decolar e pousar, o drone necessita de uma pista de apenas 400 metros. Além do fácil transporte, o drone tem um sistema de montagem e desmontagem simplificado. Devido ao seu baixo custo, é ainda uma alternativa economicamente viável aos drones de vigilância convencionais.


“Com esse lançamento, o Brasil entra no seleto grupo de fabricantes de drones de grande porte, como Estados Unidos, China, Irã e Emirados Árabes”, diz um dos fundadores e CEO da Stella Tecnologia, Gilberto Buffara Jr.


De acordo com Buffara, a versatilidade do Atobá faz dele, principalmente, uma eficaz ferramenta para a vigilância da faixa oceânica e fronteiras terrestres brasileiras, além de também poder auxiliar na segurança pública e no monitoramento de grandes eventos.


Deve isto a uma de suas mais importantes características, a grande persistência operacional sobre uma determinada área, que o drone pode sobrevoar por um longo período de tempo, com autonomia de voo e capacidade de realizar operações remotas.


O Atobá é resultado da experiência acumulada, desde 2004, no desenvolvimento desse tipo de tecnologia por integrantes de uma equipe que conta com vários alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Fundada em 2015 por Eudes de Orleans e Bragança e Gilberto Buffara Jr., a Stella Tecnologia desenvolve seus sistemas baseado nas normas brasileiras e nas regras da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pertinentes ao desenvolvimento e à implementação de aeronaves não tripuladas. É acreditada pelo Ministério da Defesa do Brasil como uma Empresa Estratégica de Defesa (EED).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page