top of page

VW inicia no ABC a produção do Nivus, projeto 100% digital


A Volkswagen iniciou na última segunda-feira, 8, a produção na fábrica da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, de seu mais novo veículo: o VW Nivus. O carro é o primeiro da empresa desenvolvido no Brasil a ser produzido e comercializado na Europa, e também o primeiro a ser projetado sem a necessidade de um protótipo físico em nenhuma de suas fases. Ou seja, o Nivus foi concebido de forma 100% digital.


“Com a realização de testes e validações no ambiente virtual, tornamos os processos mais eficazes, com significativa redução de custos”, revela Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina. “Também diminuímos o tempo do projeto em dez meses”.


O Nivus foi desenvolvido no Laboratório de Protótipo Virtual da fábrica, com o uso de recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada. No lugar dos 70 protótipos físicos construídos normalmente para a definição de um novo carro, foram feitas apenas 9 variações virtuais (acabamentos, cores etc.).


Assim, só no Laboratório de Protótipo Virtual houve economia de 65% de custos na comparação com projetos anteriores, e foi possível realizar mais de 70% das simulações dentro do Brasil, em áreas como segurança veicular, acústica e plataforma.


Também foram utilizados no laboratório ferramentas da Indústria 4.0, como impressoras 3D e processos digitalizados, com alto nível de automação e inteligência artificial. A Fábrica Digital foi ainda empregada para analisar a montabilidade do veículo na linha de produção, validação do produto e possíveis correções.


A fábrica da Via Anchieta, que já produz o VW Polo e o VW Virtus em sua Estratégia Modular MQB - um dos mais modernos conceitos para produção de veículos no país - será a responsável por fabricar o VW Nivus.


Os investimentos na linha de produção estão inseridos no ciclo de R$ 7 bilhões já anunciados pela companhia. Foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs, parte deles dotado da nova tecnologia VASS6, alinhada com a indústria 4.0. Na Estamparia, foi instalada uma nova de prensa "Extra Large", capaz de ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto. A área de chão de fábrica também foi ampliada em mais de 24 mil m², para 105 mil m².


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page