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Falhas detectadas com frequência nos carros brasileiros são menos recorrentes nos outros países

Os motoristas brasileiros enfrentam com mais regularidade a ineficiência do conversor catalítico, falha na ignição do motor em um ou mais cilindros e falha no sistema de controle de ar, combustível e dos gases de combustão. É o que indica pesquisa feita a partir de dados obtidos junto aos mais de 25 mil usuários brasileiros do App Engie, que permite que motoristas consigam diagnósticos na palma da mão e em tempo real l sobre 10 mil itens em seus carros. "O interessante desta análise foi ver que algumas falhas detectadas com grande frequência nos carros brasileiros não são tão recorrentes nos outros países que trabalhamos, como Israel e México. Por exemplo, no México e em Israel, um dos defeitos mais frequentes é o problema no balanceamento na mistura de ar/combustível enquanto que no Brasil é a falha no sistema do coletor de admissão de ar, combustível e gases de combustão", comenta Gal Aharon, CMO do Engie. As 3 falhas mais detectadas pelo Engie nos carros brasileiros são: - Eficiência do conversor catalítico abaixo do limite requerido - P0420. O conversor catalítico é um dispositivo antipoluição responsável pela redução de gases poluentes liberados pelo veículo. Este processo acontece através da combustão de poluentes residuais do escapamento. O catalisador transforma os gases liberados em gases menos nocivos. Alguns fatores podem influenciar na perda de eficiência do catalisador, como por exemplo o superaquecimento do motor, a utilização de gasolina de baixa qualidade e impactos com o solo, já que a peça fica embaixo do veículo. - Sugestões de prevenção: Utilizar combustível de qualidade, de postos confiáveis; ficar atento ao consumo de óleo do motor e trocá-lo conforme indicado; evitar fortes impactos na parte inferior do veículo (principalmente em lombadas, valetas e buracos) - Falha na ignição do motor em um ou mais cilindros - P0300. Os motores de combustão interna consistem de um par de cilindros nos quais a mistura de ar e combustível é injetada. Uma vela de ignição gera uma faísca dentro do cilindro. Se a faísca estiver faltando, ou a mistura estiver incorreta, ocorrerá falha na ignição. Os sintomas são: menor performance do motor e o motor rodando de forma áspera. - Sistema de controle de ar, combustível e dos gases de combustão - falha no coletor de admissão- P2015. O sistema mantém o equilíbrio de ar e combustível através de um processo computadorizado que controla os níveis de ar e combustível no motor. Entre os parâmetros que são verificados neste processo estão a pressão do ar, a pressão do combustível, a pressão barométrica, da temperatura do ar exterior, injetores de combustível e mais. Além disso, também é responsável para o controle de emissões de gases.


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