top of page

Tecsis voltará a fabricar pás eólicas em Sorocaba


Tecsis - fabricante de pás eólicas

Representantes da Tecsis, fabricante de pás de turbinas eólicas, reuniram-se no último dia 30 com o prefeito de Sorocaba (SP), José Crespo, para acertar o retorno de suas atividades fabris à cidade. A empresa, que já foi o maior empregador do município, onde chegou a contar com quatro fábricas e cerca de 8 mil funcionários, encerrou suas atividades no ano passado, concentrando a produção em Camaçari (BA).


Segundo nota da prefeitura, as atividades da Tecsis na cidade devem ser retomadas no início do segundo semestre. “Em princípio com 250 profissionais contratados, produzindo pás de dimensões menores e com alta durabilidade, para exportar a países como Estados Unidos e Espanha”, diz a prefeitura.


“Sorocaba tem uma altíssima capacidade de mão de obra, um imenso potencial produtivo e todas as condições para ajudar a nossa empresa neste novo momento. Fora da China, esta é a cidade que mais produziu pás eólicas para a nossa empresa no mundo. Fizemos mais de 50 mil unidades aqui”, disse Fabiano Mori, diretor de Operações da Tecsis, na reunião com o prefeito.

De acordo com a Tecsis, a necessidade de ter uma unidade fabril em Sorocaba se deve ao fato de a empresa ter conquistado um contrato de exportação de 300 pás de turbinas eólicas de 25 metros. As dimensões reduzidas desse equipamento inviabilizaram a produção em Camaçari, que foi dimensionada para pás maiores.


CORTES EM CAMAÇARI - A Tecsis - que está em recuperação judicial desde outubro de 2017 - cortou recentemente cerca de metade dos 700 empregos de sua fábrica de Camaçari. A planta baiana foi construída em 2015, com incentivos do governo estadual e financiamento do BNDES.

Criada em 1995, a Tecsis chegou a ter cinco unidades fabris no Estado de São Paulo, sendo uma em Itu e quatro em Sorocaba. Em 2016, estas unidades começaram a ser fechadas. Exatamente em maio de 2017, um ano atrás portanto, foi fechada a última fábrica em Sorocaba.

Tecsis - fabricante de pás eólicas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page